top of page
20210609_143532.jpg

A NOSSA HISTÓRIA

Caracterização do Projeto

O Projeto “CulturalMente Falando” foi concebido para favorecer a inclusão social e escolar de crianças migrantes, descendentes de migrantes e etnias, diminuindo a sua exposição a situações de risco e processos discriminatórios.

O Projeto é dinamizado em contexto escolar e na comunidade, encontrando vias alternativas que serão consideradas de forma a potenciar cada criança individualmente e enquanto elemento integrado num todo, favorecendo a inclusão desde o início da integração escolar, promovendo nos alunos do ensino regular a adoção de um modelo comportamental e reflexivo, um estilo relacional integrado e baseado em normas que potenciem a autonomia, o respeito e uma cidadania plena.

Este projeto com foco na inclusão escolar e social, é um facilitador da adaptação das crianças ao meio envolvente, favorecendo o sucesso escolar, potenciando as crianças para serem os mobilizadores da mudança de mentalidades promovendo o envolvimento cívico. Perspetiva-se uma intervenção articulada entre a escola e a comunidade de valorização de ações que possam contribuir para o eliminar de processos de discriminação, preconceitos e estereótipos. 



Este projeto tem como objetivo dar início a um processo de mudança, favorecendo na criança uma nova forma de ver o mundo, de modo a agir com maior eficácia, ou seja, traduzir o que se aprende em atos. A metodologia a desenvolver promove competências pessoais e sociais que visam potenciar mecanismos que acionem o seu pensamento crítico e possibilitem a oportunidade de fazer escolhas e de adquirir disponibilidade enquanto agentes de mudança favorecendo a igualdade entre géneros e o combate à discriminação.

O Projeto pretende atingir 3 objetivos específicos, nomeadamente desenvolver competências pessoais, sociais e de cidadania, favorecendo a integração e o sucesso em meio escolar; promover a diminuição de estereótipos relacionados com a discriminação racial e étnica, de género e religiosa em crianças, famílias e comunidade, potenciando a consciência e a integração comunitária; desenvolver o diálogo intercultural envolvendo crianças no desenvolvimento de produtos a serem disseminados noutros territórios. 

Público Alvo:

Crianças dos 6 aos 12 anos de idade a frequentar o 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica nº2 - Stª Maria da Graça em Setúbal.

A faixa etária dos 6 aos 12 anos é uma fase de vivência intensa propícia a uma abertura ao desconhecido, ao confronto com a diferença e a diversidade, sob uma atitude de exploração e de busca por maior conforto e bem-estar. Ser um ser social é uma condição inerente a cada um de nós. Esta aprendizagem começa, nas primeiras relações precoces, sendo que é através delas que a criança aprende mecanismos para controlar e modelar a forma como se comporta e aprende, também a gerir os seus sentimentos, condições essenciais para desenvolver comportamentos ajustados. 

Saiba mais
bottom of page